segunda-feira, 1 de março de 2010

A era dos games!!!!!!

Depois de muito tempo sem escrever aqui estou eu devolta (tam tam tam : música de fundo), é, eu estava em um retiro espirítual no imaláia com meus amigos monges que me ensinaram a refletir sobre as coisas da vida, espírito, amor, paz e outras cositas mas.
Bom, mas já foi, voltei a ser o que era antes, pois, vida de monge é phoda num dá pra ficar com um vestido marrom sem cueca e comendo mato (a parte da cueca até que dá pra aceitar) o negócio é viver a vida sem exagerar nas babaquices, tipo muita bebida, cigarro, drogas, crepúsculo (que merda) dá no mesmo que drogas, enfim viva feliz e trabalhe pouco pois trabalho vc arruma em qualquer lugar mas a sua vida só você tem e se vc se descuidar não dá pra voltar atrás (esses monges me ensinaram alguma coisa hehe).
O post de hoje não vai ser sobre aquelas babaquices de sempre, resolvi falar sobre uma das coisas que eu mais gosto, video game, vou começar pelo meu 1° game o NES 8 bits esse da foto aí:
Claro que não é a foto do meu, mas ele está bem conservado é uma relíquia no mundo dos games, ele foi lançado em 1983 no japão com um outro formato e com o nome de Famicom ou Family computer anos mais tarde ele foi redesenhado e lançado nas américas com esse formato tijolão aí no ano de 1985 e recebeu o nome de NES.
O nes foi o video game que mais vendeu em sua época e ainda recuperou a indútria dos games na época de 1983 quando a indútria estava em colapso, talves seja até por isso que a NINTENDO é tida como a marca que os gamers mais se referenciam. Foi o console mais copiado da história, lançado por terceiros com varios nomes como phantom system, turbogame, dynavison, hitop system, polystation e outros aí que aposto que vc já teve.
Essa tercerização ajudou a divulgar o console em outros países além de ser ser o 1° sistema que teve jogos feitos por terceiros e não só pela própria Big N vendeu 60 milhões de aparelhos e perde apenas para o Game Boy e Playstation. Esse console chegou a ser fabricado aqui no brasil quando a Gradiente e Estrela resolveram fazer um joy-venture e fundaram a Playtronic no ano de 1993, uma forma de divulgar o nome da NINTENDO aqui no brasil e de ter consoles á preços acessíveis, a playtronic fabricou o nes, snes, virtual boy, game boy e n64 em 1996 a estrela saiu da parceria restando somente a gradiente que até 2000 esteve nos negócios lançando assim o o Nintendo Game Cube.
O nes teve vários títulos de sucesso como a linha de super mario bros, assim como foi o pioneiro dos clássicos da big N que são aguardados até hoje como, Zelda (oooohhh), Metroid e Mario.
O nes teve vários acessórios lançados no mercado, como a Power glove, Nes carpet, Nes Zapper, R.O.B, e até um interessante que usava comando de voz, feito em parceria com a Konami o Laser Scope, fora os joysticks que também eram bons como o Nes advantage eo Nes max, pouco á pouco vou falar sobre eles, mas vou começar pelo meu preferido a Power glove!!!!
A Power glove foi um projeto ousado pois seguia o padrão de sensor de movimentos assim como o WII, a diferença é que isso foi feito nos anos 80. O jogador ligava em seu Nes ao receptor da Power glove que compunha mais duas varetas para aumentar a captação do movimento, esse projeto foi lançado em 1989 com a ajuda da Matel somente ficou comprovado 2 jogos que funcionavam com esse acessório o Bad street brawler e Super glove ball, era um acessório interessante para a época mas o preço e a quantidade de jogos compatíveis não sustentaram o projeto .
Com esse acessório veio o primeiro slogan da big N "Now you're playing with Power", o que deixava os gamers da época muito mais interessados nessa luva.
O Nes carpet (ou power pad) como o nome já diz era um tapete com vários botões numerados de 1 á 12 onde o jogador tinha opções de games de dança ou aqueles TWIST que vc põe a perna de um lado o braço de outro e por aí vai, o tapete é uma versão licenciada pela BANDAI do jogo Family Trainer, foi lançado em 1987 então pela big N e fez muito sucesso no Nes, pois, enquanto o jogadro se diverte ele também faz exercícios (meio familiar não?).
Nes Zapper, esse num tem nada de especial é mais uma dessas pistolas pra jogos de tiro, também conhecida no Japão com Beam Gun lançada no japão em fevereiro de 1984 e um ano mais tarde nas americas alguns dos jogos compatíveis são : Duck Hunt, hogan's Alley, Chiller, Freedom Force e etc.
R.O.B, esse era legal também, era um robozinho que funcionava com 2 jogos Gyromite e Stack up, lançado no jp em julho de 1985 com o nome de Famicom Robot tinha a mesma funcionalidade do Zapper pois os olhos do robo tinham que ficar virados para a tela da TV para que funcionasse, recebia comandos de flashs da tv conforme o jogador progredia no jogo, foi lançado na américa com o nome de R.O.B ( robotic operating buddy) tinha dois modelos diferenciados para cada tipo de jogo tanto para o gyromit como stack up. O modelo da foto é Gyromite o jogador tinha que localizar dinamites na tela e posicionar nos caminhos bloqueados o flash causado pela explosão acionava o led nos olhos do R.O.B que o fazia movimentar organizando as peças ao seu redor, foi uma peça inovadora que veio para chamar atenção dos jogadores para recuperar a indútria no caos de 1983 e foi fundamental para a nintendo conquistando cada vez mais os jogadores.
Laser Scope, desenvolvido pela Konami e Nintendo esse acessório veio somente a ser utilizados com um jogo da Konami o Laser Vision, foi lançado no JP em 1990 com o nome de Gun Sight e na mesma data nas américas, sua funcionalidade era a mesma que a Zapper e era compativel com jogos da mesma o jogador colocava como se fosse um capacete, tinha uma mira que ficava no olho e um microfone o jogador acompanhava o movimento na tela e dizia FIRE e então acontecia o disparo. O único problema era ficar com a mira no olho.
Nes advantage e Nes Max são os joysticks lançados para dar mais precisão aos jogadores a versão advantage era um controle no modelo arcade onde os jogadores tinham mais facilidades de jogar jogos no estilo final fight que haviam para Nes, foi lançado em 1987 tinha a opção do botão turbo, slow motion e a chave seletora para 1 ou 2 jogadores. A versão max (esse eu tenho) era para jogos de RPG, Zelda, Final Fantasy etc. Tinha um botão achatado que servia com direcional mas que dava mais liberdade nos jogos de RPG, foi lançado em 1988 seu formato era Wing oque o deixava mais apoiado na mão (assim como o N64 e Playstation) tinha os botões AB e os turbo.
Já deu pra perceber que o WII herdou muita coisa do Nes em questão de acessórios.
Bom, isso é tudo que tenho pra falar sobre o nes e seus acessórios logo postarei algo sobre alguns jogos de sucesso (especialmente Mario).


Hoje agora só amahã, até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário